top of page
LAB
SAÚDE MENTAL

Tendo como objetivo investigar a situação da saúde mental dos jovens brasileiros, e construir saídas coletivas para amenizar os problemas encontrados, o LAB de Saúde Mental partiu de dados. Alguns deles, por exemplo, apontam que a incidência de suicídios entre jovens de 12 a 25 anos teve um salto de quase 40% nos últimos cinco anos, além de ser a quarta maior causa de morte entre mulheres e homens de 15 a 29 anos.
 

Para falar com mais profundidade sobre o assunto, e discutir alguns desses dados, convidamos quatro sabedores: Daniel Quintero, gerente de projetos do Pense Grande, Dr. Eduardo Humes, médico psiquiatra da Universidade de São Paulo, Laís Boto, assistente social do Instituto Fazendo História e Mariana Reis, psicóloga do Núcleo Espiral e atuante na Rede de Cuidado às Mulheres Negras.
 

Neste LAB, os produtos, lançados no Setembro Amarelo, mês dedicado à discussão e prevenção do suicídio, foram: uma cartilha informativa de como fazer um grupo de escuta, uma newsletter especial onde compartilhamos os dados mais importantes sobre saúde mental para jovens, assim como conteúdos interessantes sobre o tema, locais de atendimento psicoterapêutico gratuito, além da campanha nas redes (Facebook e Instagram), onde postamos conteúdos voltados para a saúde mental, como artes com trechos do texto “O que fazer quando um amigo está depressivo”, publicado originalmente no New York Times e traduzido pelo Em Movimento. Também fizemos aspas com os jovens contando seus cuidados diários com a saúde mental.

Encontro com as juventudes

Para dar seguimento a esta conversa, o Em Movimento se encontrou com os jovens da ETEC Pirituba, através de uma parceria com o Pense Grande. Acompanhados pela psicóloga Thais Fernanda, levamos para os alunos uma dinâmica que levantava questionamentos sobre o impacto das redes sociais na saúde mental deles, e compartilhamos uma cartilha de como criar grupos de apoio.

LOGO EM MOV SEM FUNDO BRANCO.png
  • Branca Ícone LinkedIn
bottom of page