ATLAS.png
O CONTEÚDO MAIS
COMPLETO SOBRE  A SITUAÇÃO
DAS JUVENTUDES BRASILEIRAS

OBJETIVO

Ser o conteúdo mais completo sobre a situação das juventudes brasileiras, uma importante plataforma de trabalho para as pessoas e organizações que atuam na formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas, estratégias, programas, projetos e iniciativas para as juventudes no Brasil.

 

MISSÃO

Produzir, sistematizar e disseminar dados sobre as diferentes juventudes do Brasil. Contribuir para que sejam feitos os investimentos certos, no momento certo, para ativar o potencial desta geração e consequentemente, permitir o seu pleno desenvolvimento, construindo caminhos para um futuro mais próspero que inclui todas as pessoas.  


As questões dos jovens são complexas e para resolvê-las precisamos aprofundar o nosso conhecimento e agir de modo multidisciplinar. Para isso, o Em Movimento e o Pacto das Juventudes pelos ODS, duas grandes redes de organizações que atuam mobilizando atores para potencializar as juventudes, criaram o Atlas das Juventudes. Temos dados sobre a população jovem, mas temos poucos dados traduzidos e compilados em um só lugar. Por isso, estamos fazendo um grande esforço de criar e compilar os principais dados sobre juventudes em nosso país para instrumentalizar todo e qualquer ator que trabalhe com jovens no Brasil. 

 

São três etapas, realizadas com a Fundação Getúlio Vargas, Talk Inc e Instituto Veredas. Todas as etapas estarão disponíveis na plataforma do Atlas das Juventudes, com lançamento previsto para julho, fique atento às nossas redes!

ETAPAS

QUANTITATIVA

A primeira etapa quantitativa do Atlas das Juventudes realizada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, levantou dados sobre demografia, educação e trabalho. A FGV organizou um teaser desta etapa, que traz dados preocupantes como o aumento na desigualdade de renda do grupo de jovens, que é 41,2% maior que o aumento observado no conjunto da população geral. Para saber mais detalhes, acessar outros dados exclusivos, análises  e entrevista do Professor Marcelo Neri, fundador e diretor do Centro de Políticas Sociais e coordenador dessa etapa, acesse aqui

QUALITATIVA

A etapa qualitativa do Atlas das Juventudes foi coordenada pela Carla Mayumi, da Talk Inc. Através de uma pesquisa online (survey), buscamos conhecer as diferentes narrativas dos jovens brasileiros. Além de gênero, sexualidade e raça, informações sobre família, escolaridade, religiosidade, trabalho, visão de mundo, mentalidade e nível de conexão tecnológica também foram levados em conta nas escolhas dos entrevistados, com o objetivo de garantir diversidade de vozes e vivências.

RELATÓRIOS

A terceira e última etapa foi realizada em parceria com o Instituto Veredas, responsável por consolidar e incorporar os dados e as evidências das duas etapas anteriores.

O objetivo foi organizar informações relevantes para a compreensão dos problemas e desafios enfrentados pelas juventudes brasileiras. Além disso apresentar também intervenções sociais que têm tido sucesso na resolução das principais questões dos jovens brasileiros serão pesquisados e disponibilizados na forma "modo de fazer", como forma de municiar atores que trabalhem para apoiar as juventudes brasileiras. Todas as etapas estarão disponíveis na plataforma do Atlas das Juventudes com lançamento previsto maio.

CRONOGRAMA DA PESQUISA

VÍDEO MANIFESTO

Em setembro de 2018, lançamos um vídeo-manifesto em que jovens de diferentes perfis falam sobre seus sonhos, e cujo tema busca trazer o conceito de que “não somos só o que as estatísticas apontam”. Produzido pelo Em Movimento em parceria com a “Pelicano Filmes”, o vídeo foi gravado com roteiro e casting organizado pela própria equipe do Em Movimento. Nos preocupamos em trazer diversidade tanto quanto possível na escolha dos jovens que participaram do vídeo, e a cada resposta entendemos mais a importância de se levar em consideração as muitas vozes das juventudes brasileiras, para poder impactá-las. O vídeo é parte da divulgação do Atlas das Juventudes, e foi lançado durante o primeiro jantar de captação do Em Movimento, em 2018.

CONTATO

Quer compartilhar com a gente alguma oportunidade? Quer saber um pouco mais do nosso trabalho? Tem alguma dúvida? Então vamos trocar!

E-mail: comunicacao@emmovimento.org.br

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Twitter