top of page

Desde o começo da pandemia no Brasil e a implementação de medidas para a quarentena e para o isolamento social, o Em Movimento se aproximou de outras organizações com intuito de compreender como a propagação do COVID-19 impactaria a vida dos jovens brasileiros, que muitas vezes já são parte dos grupos sociais mais vulneráveis do nosso país.

 

Coordenada pelo Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE), co-realizamos a pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus junto aos parceiros Fundação Roberto Marinho, Rede Conhecimento Social, UNESCO, Visão Mundial, Mapa Educação e Porvir.

Com objetivo de compreender as percepções dos jovens sobre a pandemia e o isolamento social, a pesquisa ouviu mais de 33 mil jovens de todo o país. Os dados embasarão iniciativas e políticas públicas voltadas para as juventudes brasileiras agora e pós pandemia. Por exemplo, no quesito Educação, quase 30% dos 33 mil dos jovens que responderam ao estudo pensam em deixar a escola e, entre os que planejam fazer o ENEM, 49% já pensaram em desistir. Sobre renda, cinco em cada 10 tiveram redução na renda familiar, e falando sobre saúde mental, sete em cada 10 participantes dizem que seu estado emocional piorou, com estresse e ansiedade.

2.png
NA MÍDIA


Fique por dentro também da repercussão da pesquisa. Um dia antes do lançamento oficial, que ocorreu dia 23 de junho, a pesquisa teve espaço no Jornal Nacional, destacando que, infelizmente, 32% dos alunos do país não têm um ambiente tranquilo para estudar. O G1 também divulgou a pesquisa falando sobre como a Pandemia fez com que 49% de jovens pensassem em desistir do Enem 2020, aponta pesquisa. O tema Educação foi também foi um destaque na CBN em Pandemia aumenta possibilidade de evasão escolar, e no Movimento de Inovação pela Educação em 28% dos jovens pensam em não voltar para a escola quando a pandemia acabar. E ainda antes do lançamento, a EBC também divulgou os objetivos desta pesquisa. Apesar dos dados revelarem contextos difíceis, é muito importante que estejamos discutindo assuntos urgentíssimos com embasamento, para que possamos efetivamente pensar com e sobre as juventudes brasileiras, cocriando aprendizados e melhorias de contextos e sonhos.

REGUA-DE-LOGOS-JUVENTUDES-E-A-PADEMIA-AT
LOGO EM MOV SEM FUNDO BRANCO.png
  • Branca Ícone LinkedIn
bottom of page