LAB EM MOVIMENTO

Que temáticas as juventudes consideram relevantes? O que já se sabe sobre elas? O que mais poderíamos saber? Que conteúdos de comunicação podem ser criados para disseminar esses assuntos? Como podemos criar conteúdos aprofundados sobre esses temas, amplificando também os saberes das juventudes?

 

Com essas perguntas em mente, o Em Movimento, desde 2018, começou a desenvolver uma metodologia própria para criação de inteligência coletiva: o LAB. A ideia é realizar um mapeamento temático de assuntos pertinentes para as juventudes, e aprofundar o debate.

Como acontece?

 

Para este debate convidamos sabedoras e sabedores sobre o assunto em um grupo sempre diverso com a presença de jovens de diferentes perfis e sabedores que conhecem o tema de diferentes pontos de vista. A partir daí propomos uma conversa aprofundada facilitada por uma dupla de mediadores, para que possamos ouvir a todos e aprofundar os temas. Além disso, fazemos parcerias com outras organizações e/ou instituições para sua realização, sempre atuando em rede.

 

É importante dizer que a metodologia do LAB é bastante flexível, o que nos permite a cada edição propor formatos e dinâmicas diferentes, com o intuito sempre de aprofundarmos os temas com as especificidades que cada um exige.

 

 

E o que já foi conversado?

 

Quando fizemos o mapeamento temático, pesquisa realizada com perfis variados de jovens para descobrir os temas que interessavam a eles, os assuntos de maior interesse das juventudes foi Saúde Mental, Genocídio da Juventude Negra e Geração de Renda e Trabalho.

 

Além desses, também realizamos um LAB sobre Reforma do Ensino Médio, que embora não tenha aparecido no mapeamento, foi uma proposta da Ashoka Brasil, tendo em vista que embora os jovens fossem os mais afetados pela reforma, pouco se sabia a respeito dela. Essa provocação também foi resultada de uma escuta nacional que a Ashoka realizou durante o ano de 2019 para propor novas políticas públicas para o Ensino Médio.

 

Quer saber mais detalhes do que aconteceu nesses encontros? E também acessar os conteúdos de comunicação elaborados? Confere cada um deles:

CAPA-SAUDE-MENTAL.png
CAPA-GENOCIDIO-DA-JUVENTUDE-NEGRA.png
CAPA-REFORMA-DO-ENSINO-MÉDIO.png
CAPA podcast.png
CONTATO

Quer compartilhar com a gente alguma oportunidade? Quer saber um pouco mais do nosso trabalho? Tem alguma dúvida? Então vamos trocar!

E-mail: comunicacao@emmovimento.org.br